Foto-plus

Hoje li uma matéria de uma revista “especializada em fotografia” , cujo o titulo era: “Os 10 Mandamentos de Henri Cartier-Bresson” e o subtítulo dizia algo como a lista de Bresson para fotografar cenas urbanas.

Bom…Basta somente assistir à algum documentário (sério) sobre a vida e a obra desse fotógrafo para constatar que ele, muito provavelmente, odiaria essa matéria.

Principalmente esse titulo meio cosmogônico… Mas é o que vende.

“10 dicas para ser um fotógrafo excelente”, “Domine a luz natural”, “5 mandamentos da felicidade”, e tantos outros desse tipo, são títulos que estamos habituados a ver nas bancas e livrarias, aliás, quem lembra da revista que trazia na capa: “Seja um fotógrafo em 1 dia”?.

São tantas pontes, linhas-guia que nos apressamos a estender. Meios e métodos melhorados para um fim não melhorado. As inovações costumam ser preciosos brinquedos que acabam nos distraindo das coisas importantes, por exemplo, Bresson disse várias vezes que não queria estar vivo para ver a “regra dos terços” no visor da câmera.

Onde foi parar o “punctum” de Barthes? Ou a “Aura” de Benjamin?

Acho que esse tipo de artigo (tão comum e que parece “formar” a geração de fotógrafos da qual faço parte) se apressa em estender uma linha de comunicação entre a fotografia e as pessoas que consomem esse produto; mas, talvez a fotografia e essas pessoas não tenham nada de importante para dizer um ao outro.

Hoje é difícil imaginar a fotografia pura, ou seja, parece que há uma “necessidade” de mesclar a fotografia com outras artes visuais e outras plataformas para que ela ganhe outra estética e pareça mais “interessante”, isso pode ser bom… mas creio que não seja Fotografia e sim uma especie de foto-plus que vem dominando as exposições e galerias…

O que eu sinto é que a fotografia contemporânea, a que resta, mais que a arte da luz, deva se tornar a arte da lucidez.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s