Apesar de você… há uma fotografia.

13289538

Estamos acompanhado os embates e debates que cercam as biografias não autorizadas. Minha opinião sobre tudo isso coincide com as palavras do jornalista e escritor Laurentino Gomes que disse entender o direito dos biografados à privacidade e à intimidade, mas destacou que a riqueza da história depende da pluralidade de visões a respeito de personagens e acontecimentos.
O meu grande interesse nessa história toda surgiu com a ressente notícia dada pela Folha de São Paulo onde o grande Chico Buarque foi destaque graças as sua declarações… infelizes? Todos devem saber de qual declaração estou me referindo, então, não vou entrar em detalhes. Enfim, hoje a Folha divulgou a notícia de uma fotografia que desmente Chico, quando o mesmo disse não ter dado nenhuma entrevista para César Araújo para a biografia não autorizada de Roberto Carlos, intitulada “Roberto Carlos em Detalhes” (Planeta).
Polêmicas à parte, essa foto, me fez refletir em outro princípio inscrito nos genes da Fotografia: a suposição de verdade. Por sua aparência, a fotografia não só é depositária de verossimilhança (qualidade da visibilidade), mas também de veracidade (qualidade do discurso). Por um lado, transcreve o real com fidelidade; por outro, infunde uma auréola de honestidade no fotógrafo… ou em quem fez a foto. Portanto, a câmera reúne simultaneamente o verdadeiro, o verossímil e o veraz. Em qualquer caso o gesto de identidade a que a fotografia não renunciou até agora é o de fornecer dados confiáveis. Por isso a sensação de contrariedade que sentimos quando descobrimos que tal foto não é real.
O pedido de desculpas parece ser óbvio:
“Não me lembrava de ter dado entrevista alguma a Paulo Cesar Araújo, biógrafo de Roberto Carlos. Agora fico sabendo que sim, dei-lhe uma entrevista em 1992 […] Errei e por isso lhe peço desculpas”, escreveu Chico nesta quinta-feira.

Pois é Chico, sou fã incontestável, mas apesar de você… há uma fotografia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s